quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tesoura ou navalha?

A técnica e o corte certos são um dos grandes segredos para conseguir o look sonhado. E quando o cabeleireiro escolhe a ferramenta ideal - tesoura ou navalha -, ele é capaz de milagres: reduzir o volume, desconectar os fios, criar uma franja e até dar movimento e encorpar o cabelo mais fininho.

Veja mitos e verdades sobre cada procedimento.

O corte com navalha pode quebrar o cabelo.
Verdade. Isso acontece se a lâmina não estiver afiada corretamente ou se for manuseada de modo errado pelo profissional.

Para reduzir o volume, é melhor optar pela navalha.
Verdade. Ao usar a navalha, é possível tirar até três vezes mais o volume das madeixas se comparado com os cortes feitos com a tesoura. O resultado é um cabelo mais leve e com movimento.

A tesoura pode ser usada em todos os tipos de cabelo e estilo.
Verdade. Além de ser uma ótima opção para fios que vão do liso ao crespo, essa ferramenta ainda proporciona cortes simétricos ou assimétricos.

A navalha dá mais durabilidade ao corte.
Mito. Muito pelo contrário. Quem fizer o corte com a navalha deve voltar ao salão a cada dois meses para manter o estilo.

A tesoura dá mais precisão ao corte.
Verdade. Para quem deseja cortes mais tradicionais, como o Chanel, a tesoura é o instrumento mais indicado.

A navalha deve ser usada em madeixas cacheadas.
Mito. As donas desse tipo de fio devem passar longe da navalha, pois essa ferramenta desfaz os cachos, deixando-os sem forma.

É possível fazer um corte desconectado com a tesoura.
Verdade. "Entretanto, para conseguir um efeito legal e um repicado mais acentuado, a navalha ainda é mais recomendada", afirma Veríssimo.

O corte com navalha deve ser feito com o cabelo seco.
Mito. Se a lâmina não estiver bem afiada, existe a possibilidade de o cabelo seco quebrar ou ficar com aspecto de pontas espigadas. Em fios secos, dê preferência à tesoura.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário