sexta-feira, 17 de agosto de 2012

10 mitos e verdades sobre cabelos

Mensalmente, surgem novos produtos, tendências e tratamentos para o cabelo - o que deixa as clientes confusas. Para elas, uma lista com 10 principais mitos e verdades sobre o cabelo.


1. Passar talco nos fios ajuda a disfarçar quando o cabelo está oleoso
Verdade. O antigo truque pode ser usado para resolver o problema momentaneamente. Mas é preciso colocar pouquíssima quantidade de um talco neutro na palma das mãos, passar próximo à raiz e sacudir para tirar o excesso.

2. Aparar as pontas do cabelo dá força para ele crescer
Mito. Cortar as pontas melhora o aspecto dos fios, mas não acelera o crescimento. Os fios crescem a partir do bulbo capilar, que fica na raiz.

3. O uso frequente de coloração pode estragar o cabelo
Verdade. A tintura provoca perda de água e nutrientes, o que leva a um ressecamento da fibra, seguido de enfraquecimento e quebra do cabelo. Daí a necessidade de se fazer hidratações regulares.

4. O cabelo cortado durante a lua crescente ou cheia cresce mais
Mito. Não há nenhuma relação entre as fases da lua e o crescimento dos fios.

5. O estresse provoca queda capilar
Em termos. Quando for intenso e prolongado, o estresse pode sobrecarregar diversos órgãos e aí, sim, ocasionar a queda do cabelo.

6. Usar o mesmo xampu e condicionador por muito tempo vicia o cabelo
Verdade. Os ativos dos cosméticos capilares se acumulam nos fios e os deixam saturados. É fácil notar que isso aconteceu, porque o cabelo fica pesado, opaco, sem balanço, oleoso e, às vezes, com aspecto de sujo, mesmo que a pessoa tenha acabado de lavar a cabeça.

7. Lavar o cabelo diariamente não deixa o couro cabeludo secar
Mito. Não há problema nenhum em lavar diariamente os fios. Apenas o cabelo seco deve ser lavado dia sim, dia não, com xampu hidratante, para não ressecar mais.

8. Água quente estraga o cabelo
Verdade. Quanto menos quente estiver a água, menor prejuízo causará ao cabelo e ao couro cabeludo. O ideal é a água fria, que não resseca e dá brilho. Como no inverno é difícil suportar a baixa temperatura, uma opção é terminar o banho com uma ducha fria nos fios.

9. Não se deve dormir com o cabelo molhado
Verdade. Dormir com os fios úmidos aumenta as chances de seborreia no couro cabeludo e de tornar o cabelo quebradiço.

10. O xampu a seco substitui a lavagem do cabelo
Em termos. Comercializado em pó ou em spray, o xampu a seco tira a oleosidade da raiz e limpa as madeixas sem precisar de água. Mas é indicado apenas quando não dá tempo de lavar os fios.

Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Informe-se com seu cabeleireiro,ele vai lhe dar todas as dicas para ter os cabelos saudaveis e na pratica.....

    ResponderExcluir