sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O cabelo precisa mesmo de queratina?

Queratina. A gente escuta falar tanto e tão bem dessa proteína que, às vezes, dá até para desconfiar se realmente ela é tão necessária para ter um cabelo bonito e saudável. Veja o que é mito e o que é verdade

O fio é composto, basicamente, por proteína
VERDADE. Trata-se da proteína alfa-queratina que, sob a forma de placas, se sobrepõem umas às outras formando um cordão. A maneira como elas interagem é que determina se o cabelo vai ser ondulado, liso ou cacheado.

Não há necessidade de fornecer mais proteína ao cabelo
MITO. A exposição à poluição, ao sol, sal do mar, cloro da piscina, calor da chapinha e do secador e processos químicos, como alisamento e coloração, agridem a fibra capilar, levando à perda de proteína. Daí a necessidade de se repor o nutriente de tempos em tempos com produtos e tratamentos ricos em queratina, como acauterização, a reconstrução e a hidratação profunda.

A falta de proteína pode deixar o fio quebradiço, opaco e áspero
VERDADE. Um cabelo carente de proteína é como se fosse um queijo Suíço cheio de pequenos buracos. Como a estrutura não está intacta, ela quebra com mais facilidade e, ao passar a mão, você nota as irregularidades, daí a aspereza. Por conta disso também, a luz que incide no cabelo retorna de forma difusa, o que diminui o brilho.

Uma dieta hiperproteica traz benefícios ao cabelo
MITO. O ideal é ter uma alimentação equilibrada, rica em vários nutrientes, como proteínas, vitaminas A, B5, B6, B12 e E, ácido fólico e minerais, como ferro, zinco e cobre. Dentre os principais alimentos para a saúde e a beleza do cabelo estão frutas, carnes, peixes, vegetais e cereais.

O excesso de proteína não prejudica o cabelo
MITO. Ao fornecer uma grande quantidade do nutriente ou fazer a reposição em intervalos curtos de tempo, o fio pode ficar endurecido e opaco.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário