sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Decapagem sem medo

O que é
A decapagem consiste basicamente na remoção, total ou parcial, dos pigmentos artificiais depositados repetidas vezes sobre o cabelo, ao longo de colorações. Ela é diferente da descoloração, em que a cor natural é tirada dos fios virgens para uma alteração radical. Ou seja, é uma alternativa para remover a tintura antiga e só então aplicar a nova.

Antes de fazer
O primeiro passo é um diagnóstico minucioso da estrutura dos fios. É preciso ficar atento aos detalhes em toda a extensão das madeixas, como textura, porosidade e pontas. Além disso, vale a pena levar alguns minutos conversando com a cliente para ficar por dentro do histórico daquele cabelo, especialmente quanto a outros procedimentos realizados recentemente, como alisamento, relaxamento e colorações clareadoras. Isso porque a decapagem não é compatível com outros tipos de química. Outro item indispensável é o teste de mechas, que deve ser feito em regiões diferentes da cabeça, como o topo e a nuca.

Como fazer
A melhor forma de realizar uma decapagem segura é dividi-la em etapas. O profissional pode começar aplicando o descolorante com um oxidante de 20 volumes, que elimina pigmentos sem coloração danificar os fios, e depois passar para o de 30 volumes, para limpar completamente a cor.

Cuidados pós
Depois de uma decapagem, os tratamentos mais apropriados são aqueles que restauram o fio por completo, do córtex às cutículas. É essencial devolver para o cabelo os nutrientes essenciais para sua saúde. Máscaras à base de lipídios são boas opções. Escolha produtos formulados com óleos vegetais de karité, macadâmia, uva e que tenham na composição vitaminas A, E e B. Por isso, tanto no salão quanto para a manutenção em casa, use e indique cosméticos de qualidade, que realmente entreguem o que prometem. No salão, você também pode propor à cliente que ela faça uma cauterização a cada 15 dias. É uma forma de monitorar aquele cabelo e conferir como ele está reagindo ao processo químico.

Alternativas
Quando os fios não têm condições de receber o procedimento, o melhor mesmo é esperar que eles cresçam e ir cortando a parte que está com a coloração indesejada.

Fonte: Revista Cabelos&Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário