Quando o estado dos fios é ameaçado, é necessário cuidá-los profundamente, repondo a massa dos cabelos. Para que isso aconteça, é imprescindível que este cuidado seja feito no salão, com produtos específicos que tratem profundamente as madeixas.
Antes de indicar o procedimento correto para sua cliente, todo profissional deve analisar o fio, pois só assim poderá informar qual a real condição do cabelo e indicar o tratamento adequado a ser utilizado.
Como funciona a estrutura do cabelo
Nossos fios são formados basicamente de uma proteína chamada queratina. Ela se apresenta de diversas formas, sendo a mais importante a cutícula, formada por várias escamas. Sem essa proteção, os cabelos ficam ásperos, perdendo o brilho natural.
Além da cutícula, os fios são formados pelo córtex e medula. O primeiro é uma camada intermediária que define a cor, e o outro representa o centro do cabelo.
A queratina é constituída de tirosina (responsável por atrair e reter o pigmento) e por cistina, que liga as estruturas do cabelo e dão forma ao fio. A queratina representa 90% da constituição dos fios que, quando são submetidos a agressões, acabam perdendo esta substância, deixando as camadas superficiais abertas e expostas, resultando em perda de água e nutrientes.
Para os cabelos secos, o melhor tratamento é hidratação com produtos umectantes. Já cabelos desestruturados precisam de manutenção antienvelhecimento. Os fios com fissuras necessitam de cauterizações em geral.
Fonte: Ikesaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário