quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Doenças ou químicas podem ser causa de dor no couro cabeludo

Passar as mãos nos cabelos é o charme das mulheres e, para muitas de nós, uma mania. Parece terapia e a impressão é de que causa, inclusive, relaxamento. Mas algumas vezes esse hábito pode vir acompanhado de uma dorzinha que incomoda bastante.

Sentir dor no couro cabeludo ao mover os fios não é tão incomum, e o desconforto pode estar associado a doenças. “O couro cabeludo é uma área muito inervada e sensível. Por isso, doenças no couro cabeludo e nos cabelos podem aumentar essa sensibilidade. O termo médico é tricodínia e pode acontecer por problemas simples e de fácil resolução, como no caso da caspa, queda de cabelos ou rarefação capilar, e até por inflamações e infecções como lúpus, líquen plano pilar, foliculites, tíneas, entre outras”, esclarece o dermatologista Erick Omar.

As dores podem aparecer também por conta do uso de químicas ou mesmo de aparelhos para alisar os fios, como secador e chapinha. “Produtos químicos, como tinturas, podem causar inflamações e até queimaduras no couro cabeludo, aumentando a sua sensibilidade. O uso de secador e chapinha também pode causar esse efeito, pois a pressão e o calor exercidos ao puxar, pentear e secar também pode levar à inflamação do couro cabeludo e muitas vezes até à quebra dos fios”, explica o especialista.

Os cabelos são a proteção do couro cabeludo contra radiação solar, calor e frio. As áreas com diminuição na quantidade dos cabelos são sempre mais sensíveis e propícias a sofrer com essas dores. Segundo Omar, o ideal é não mexer muito os fios e procurar um especialista para o diagnóstico e tratamento específico.

“Toda alteração de sensibilidade ou outra queixa no couro cabeludo e cabelos deve ser valorizada e investigada. A identificação da causa é o passo mais importante para um tratamento adequado e eficaz. O diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para uma melhora mais rápida e sem sequelas”, orienta.


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário