segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cuidados com escovas e pentes

Você sabe como escolher uma escova ou pente na hora da compra? E como limpar? Como mantê-las em dia? Parece que não, mas esses tipos de cuidados são importantes para a higiene do seu dia a dia e saúde do seu cabelo.

A escolha errada desses acessórios, por exemplo, pode danificar os fios e até mesmo estragar um penteado. Então acompanhe algumas dicas:

O cabelo liso, por exemplo, pede um pente fino ou uma escova quadrada, que serve para desembaraçar.

Para fios cacheados, o pente deve ter dentes largos. Já para o cabelo afro, o pente precisa ter dentes bem separados. As madeixas onduladas ficam entre o liso e o cacheado.

Vale lembrar que existe diferença entre escova quadrada e redonda. A quadrada é usada para desembaraçar, já a redonda é indicada para modelar e deixar os fios lisos.

Escovas com revestimento de cerâmica e de metal servem para esquentar e ajudam a secar e a modelar. Porém, a cerâmica confere brilho e mantém uma temperatura que não prejudica os fios, enquanto a de metal esquenta e pode até queimar o cabelo, então tome cuidado!

Sabe aquelas escovas com bolinhas nas pontas das cerdas? Elas também não estão lá por acaso. Elas servem para modelar cabelos curtos ou as pontas dos cabelos compridos.

Na hora de escolher por cerdas, prefira as naturais ao invés das sintéticas.

Pentes de plástico ou de madeira? Use o pente de plástico apenas no cabelo molhado; o de madeira se usa no cabelo seco apenas para finalizar o penteado e diminuir o frizz.

É preciso atenção também na hora de trocar de escova. Quando as cerdas estiverem curvadas, já é hora de trocar. E para mantê-las, tanto a escova quanto o pente, não esqueça nunca de limpá-las: após a escovação, retire os fios. Para eliminar os fungos e bactérias, borrife álcool 90% nos revestimentos e nas cerdas. Limpe com um pano ou uma escovinha.

Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário