terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cabelo muda conforme as estações do ano

O cabelo fica, sim, mais áspero e rebelde no verão e cai mais no inverno. Quem explica o fenômeno climático é a dermatologista Márcia Pontes, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBL) e da Sociedade Internacional de Dermatologia (ISD).

É verdade ou apenas impressão que o cabelo muda conforme as estações do ano?
Márcia Pontes - Muda mesmo. No inverno, a falta de luminosidade diminui o ritmo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e enfraquece a raiz. Resultado: o cabelo cai mais rápido e leva mais tempo para nascer.
Por outro lado, no verão, a luz solar favorece a produção de melatonina, hormônio que estimula o crescimento do fio. Além disso, existem os agentes externos, como sol, vento, sal do mar e cloro da piscina, que interferem diretamente na fibra capilar.

Afinal, qual é a pior temporada do ano para o cabelo?
MP - O verão. Apesar de, nesse período, os banhos serem rápidos e frios, há os agentes externos que têm a capacidade de ressecar, danificar e até alterar a cor da fibra capilar. Já no inverno, o risco maior é de o cabelo desidratar por causa dos banhos quentes e demorados.

Qual tipo de cabelo está mais sujeito à mudança climática?
MP - Os que sofreram algum tipo de química, seja tintura, permanente ou alisamento, porque são mais frágeis e porosos.

E agora na primavera, quais cuidados devem ser tomados?
MP - O principal deles é não descuidar da hidratação. Para isso, beba bastante líquido ao longo do dia, aplique xampu, condicionador e máscara hidratantes uma vez por semana e faça uma hidratação ou queratinização no salão a cada 15 ou 20 dias.
Além disso, antes de sair de casa, passe nos fios um leave-in com filtro solar para envolver e proteger a fibra capilar contra os agentes externos. Nos dias mais quentes, procure usar chapéu ou boné.




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário