quarta-feira, 16 de maio de 2012

Descubra como recuperar os fios que sofreram com agressões externas

O comprometimento da estrutura capilar através de agressões externas e processos químicos é um dos principais motivos que causam seu ressecamento e má aparência. Para recuperá-los é necessário conhecer cada parte dos fios e todas as formas de tratamento.

Os cabelos são formados por medula, córtex e cutícula, que correspondem ao seu centro, cor e a camada de proteção. Todas elas são formadas quase que integralmente pela queratina, proteína que garante o brilho e saúde das madeixas. Quando os fios sofrem algum tipo de trauma a primeira a sentir as consequências é a proteína, desencadeando uma série de problemas. 

Entre os danos estão o ressecamento e a desestruturação. A primeira acontece quando as camadas de cutícula são agredidas, criando fissuras na superfície que deixam escapar água e nutrientes do seu interior.  Já a segunda está relacionada à perda de enxofre no interior do fio.

Uma maneira de diagnosticar esses problemas é verificar se os fios capilares apresentam ressecamento, opacidade, rigidez e até mesmo frizz, afinamento e quebra.  Para cada um dos problemas existe um tratamento específico. Para os cabelos secos, o melhor é hidratação com produtos umectantes. Já os desestruturados precisam de manutenção antienvelhecimento e os com fissuras necessitam de cauterização geral.
 
Fonte: Ikesaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário