terça-feira, 8 de maio de 2012

Tendências de Moda

Como se dá a interpretação do que é exibido na passarela? O que deve chamar a atenção do maquiador durante os desfiles? Como reconhecer o que de fato é tendência nessas apresentações? O Portal Beauty Fair conversou com a expert Patrícia Rodrigues, especialista em moda e comunicação com 14 anos de experiência. 

Como se dá essa interpretação da moda da passarela para que ela se transforme em produtos de beleza?
Este ciclo está diretamente relacionado com o perfil do publico de cada marca e/ou estilista e a inspiração e tema de cada coleção. A criação do cabelo e da maquiagem de um determinado desfile são concebidos de acordo com o tema e conceito já criados desde a concepção das peças.

A exemplo disso, quando Peter Phillips, diretor criativo de beleza da Chanel, criou o esmalte verde claro Jade, pensado para combinar com as bijuterias de estilo art decó, que teve edição limitada e foi mundialmente copiado por diversas marca devido a grande procura do esmalte, o próprio trabalhou em comum acordo com o conceito e as inspirações de Karl Lagerfeld para que pudesse desenvolver algo em harmonia e que estivesse de acordo com todo o contexto de beleza desfilado na temporada outono/inverno de 2009.

O que deve chamar a atenção do maquiador num desfile de moda pensando, claro, em interpretar os visuais da passarela em perfis de maquiagem? Quais os erros mais comuns nessa interpretação?
Ao analisar a beleza desfilada nas passarelas das grandes semanas de moda, cabe ao maquiador distinguir o conceito e pesquisar o contexto que foi criado para a coleção. A maquiagem e o cabelo, bem como unhas e demais acabamentos da beleza estão diretamente ligados a este conceito que vem da inspiração trabalhada pelo estilista e diretor criativo da marca. Antes de aplicar fielmente e reproduzir o que é visto nas passarelas é necessário um estudo e uma interpretação destes conceitos com uma visão comercial, avaliando também o público da marca e a sua aplicabilidade. Nem sempre o que se vê nas passarelas, chega da mesma forma aos consumidores nas ruas.

Como saber se o que está nos rostos das modelos no desfile de moda é apenas uma forma de realçar a roupa ou uma tendência de maquiagem? 
Para distinguir o conceito do comercial, é necessário entender mais o que a marca/estilista quer passar para o público com seu desfile. A forma como uma ou mais marcas desfilam também é interessante analisar. Muitas vezes é feito uma abordagem maior com o vestuário, centralizando o foco para a roupa do que propriamente explorado o conceito na maquiagem. Mas ainda que isso aconteça, hoje a beleza tem papel fundamental na composição do look, e mesmo que não haja extravagâncias ou destaque para a maquiagem e/ou cabelo, a unificação e o estilo básico é traduzido pensando no dia-a-dia feminino. A exemplo os muitos desfiles que têm apresentado o make natural como forma de representação da pele tratada e do cuidado com a saúde do rosto.

Na passarela as maquiagens são sempre, ou na maioria das vezes, feitas em jovens. Como adaptar esses visuais para as clientes do dia a dia?O melhor recurso para transpor nas clientes do dia a dia as maquiagens que vêm da passarela é identificar o conceito e trabalhar referências sutis. Independente da idade das clientes, bom senso e coerência estética são a melhor forma de trazer o que há de mais tendencioso para a maquiagem e penteados/ cabelo. Marcas de produtos que trabalham com qualidade e sempre a frente com as tendências de moda são outro recurso importante e bem vindo.
As brasileiras estão se maquiando mais? Estão acertando mais ou errando mais?O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza mundial, perdendo lugar apenas para os Estados Unidos e Japão. As brasileiras possuem a fama de vaidosas e a cada ano que passa, pesquisas revelam que estão cada vez mais informadas e preocupadas com sua imagem, o que acarreta em gastos com produtos de beleza e por sua vez, de maquiagem. Atualmente, além de estarem consumindo mais produtos, vale acrescentar que a preocupação com o rosto e a qualidade do
que é consumido também é grande. No quesito acertar ou errar, percebe-se que com o grande acesso a informação e à moda atualmente, as mulheres têm feito melhor suas apostas na hora de se maquiar.

Fonte: Portal Beauty Fair

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