sexta-feira, 20 de abril de 2012

Alisamento capilar é para maiores de 12 anos

Diante da febre do liso, é comum encontrar meninas com o cabelo crespo querendo alisar. Mas é bom esclarecer que não existe química fraca para as pequenas. “Se um adulto pode ter reações adversas com um alisante, como coceira na pele e descamação no couro cabeludo, imagine o que é possível acontecer com uma criança, que só tem o sistema imunológico amadurecido e com melhor capacidade de reagir a agentes potencialmente alergênicos depois dos 12 anos de idade”, alerta a dermatologista Fernanda Sanchez, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que no bate-papo com o Portal Terra falou mais sobre o assunto.



Por que uma menina é mais sensível ao alisante do que uma mulher?

Além de o sistema imunológico dela não estar completamente desenvolvido, os fios são mais finos e o couro cabeludo, mais delicado do que o de uma adulta, o que facilita a absorção e reação dos ativos químicos do alisante.

E o que acontece se a criança for exposta à química capilar antes dos 12 anos?

Ela pode ficar com os olhos vermelhos e lacrimejando, sentir falta de ar, ter dermatite de contato leve, que deixa a pele avermelhada e faz o couro cabeludo descamar, arder e coçar, ou grave, em que há inchaço, formação de bolhas, vermelhidão e coceira intensa que se não forem tratadas rapidamente podem causar uma alergia generalizada e choque anafilático. Há ainda o risco de queimaduras pelo mau uso do produto ou pelo excesso de permanência dele no cabelo, o que causa a chamada alopécia cicatricial, em que os fios não voltam mais a crescer naquele local. Seja qual for o caso, consulte o médico o mais rápido possível.

Em quanto tempo essas reações aparecem?

Elas podem surgir assim que o produto é aplicado no cabelo ou demorar entre 24 e 48 horas.

Quais são as opções saudáveis para alisar os fios das crianças?

Meninas com mais de 12 anos de idade podem usar os produtos liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), caso das escovas elaboradas com tioglicolato de amônia, etanolamina, guanidina e hidróxidos. As mais novas podem pedir às mães para usar o secador e a escova, desde que lancem mão o mínimo possível, mantenham o aparelho a uma distância 20 centímetros da cabeça e passem nos fios um protetor térmico.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário