segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estilo dos cabelos sugere personalidade de clientes

Se o "rosto é o espelho da alma", o cabelo pode ajudar para que o espelho ofereça uma imagem mais agradável e positiva, não apenas perante aqueles que nos observam e nos conhecem, mas também perante nós mesmos.

"O rosto é uma das primeiras coisas que observamos nos outros e nos permite ter alguma pista sobre sua forma de ser. Atualmente há novos dados que indicam que as pessoas não apenas olham o rosto em si, mas além disso o cabelo, que cede um contorno e uma forma ao rosto e pode transformá-lo substancialmente", explica a psicóloga clínica Marichu Hidalgo.


Para Hidalgo, "em poucos segundos as pessoas começam a formar uma opinião sobre o tipo de pessoa que somos e isso depende, em grande medida, de nosso cabelo. Isso pode ser comparado a julgar o conteúdo de um livro com base no aspecto de sua capa ainda sem ter aberto ou lido".

A médica Marianne LaFrance, professora de Psicologia e Estudos de Gênero da Universidade de Yale (EUA) e diretora do estudo "Primeiras impressões e como nos impressiona o cabelo", afirma que "os diferentes estilos de penteado conduzem rapidamente os demais a nos perceber como diferentes tipos de pessoas".

Penteado pode definir as impressões pessoais e dos outros. O estudo de LaFrance descobriu que no caso das mulheres, aquelas que usam o cabelo curto e enrolado, ao estilo das atrizes Halle Berry ou Charlize Theron são vistas como mais extrovertidas e confidentes, o que é uma vantagem na hora de conhecer gente nova.

As mulheres com cabelos longos e lisos, escuros ou loiros, como Katherine Zeta Jones ou Renée Zellweger, são percebidas como mais voluptuosas e atraentes, enquanto as que usam penteados mais informais de comprimento médio, como Liv Tyler ou Sandra Bullock, são vistas como mais inteligentes e bondosas.

Por sua vez, nos homens o cabelo longo sugere que eles têm menos dinheiro que seus colegas, embora com uma mente mais aberta, enquanto os que usam o cabelo curto e um pouco levantado na parte dianteira (como Ben Affleck ou Matthew LeBlanc) são percebidos como mais confiantes e atraentes, embora também mais egocêntricos.

"Os homens com o cabelo longo médio, separado para o lado são vistos como mais inteligentes e com mais possibilidades em entrevistas de trabalho, embora também com uma mentalidade mais estreita", segundo o trabalho de LaFrance.

Fonte: Terra

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